Apesar do termo organizacional, a arquitetura organizacional pode ser mapeada em diversos escopos, seja em relação à organização como um todo ou em relação a um departamento ou coordenação específicos dentro da organização. Esse mapeamento deve apresentar a organização por diversas perspectivas diferentes, como as perspectivas de pessoas, informações, tecnologia e negócios. Existem frameworks no mercado que visam facilitar o entendimento dos conceitos e a representação da arquitetura organizacional, dentre estes, o Framework Zachman.

Em 1987, John Zachman publicou o artigo "A Framework for Information Systems Architecture", em que introduzia o conceito de arquitetura de sistemas de informação. As ideias propostas resultaram de conhecimentos e experiências de outras disciplinas mais antigas (arquitetura, engenharia da produção) e rapidamente se tornaram referência para todos aqueles que têm algum interesse no tema da arquitetura de sistemas de informação.

O Framework de Zachman é uma estrutura lógica de classificação e apresentação dos modelos de uma organização relevantes para a respectiva gestão, bem como para o desenvolvimento dos seus sistemas. Nele, a representação da organização é desagregada por perspectivas (linhas) e por dimensões (colunas). Cada perspectiva fornece uma visão da organização adequada a um determinado nível, nomeadamente o da visão, o da gestão, o da arquitetura, o da engenharia, o da implementação, o da sub-contratação e, por fim, o do colaborador que é a realidade da organização em funcionamento. Cada perspectiva é detalhada nas seis dimensões clássicas – o quê, como, onde, quem, quando e porquê. O resultado da combinação das perspectivas com estas dimensões é uma matriz suficientemente genérica para poder ser usada como repositório das várias descrições da organização.

Criado inicialmente como um instrumento para a Arquitetura de Sistemas de Informação, tem sido usado na última década por inúmeras entidades como instrumento de base para a Arquitetura Empresarial, focando-se essencialmente no problema da representação das organizações. Este framework permite dar resposta a três grandes dificuldades da Arquitetura Empresarial – a representação, a mudança e a complexidade das organizações.

Framework Zachman para Arquitetura Empresarial
Framework Zachman para Arquitetura Empresarial