Gestão Estratégica
 
​Conceitualmente a o termo “Gestão Estratégica” se relaciona com as técnicas de gestão, e ao conjunto de ferramentas utilizadas pela organização para subsidiar a tomada de decisão dos seus executivos. Neste sentido, a Gestão Estratégica se constitui em ação sistemática e continuada, que envolve a canalização de todos os esforços setoriais para o alcance de um objetivo comum, delineado pela Visão e pela Missão institucional da organização. Ou seja, Gestão Estratégica representa um  compromisso com ações e, principalmente, resultados de longo prazo.
 
​Entre os objetivos fundamentais da Gestão Estratégica podemos destacar a eliminação dos esforços isolados desvinculados dos objetivos globais da organização e a busca da efetivação do compromisso entre a eficiência e a eficácia nas ações empresariais.
 
​Costumeiramente a adoção de um processo baseado em Gestão Estratégica, se apoia em três atividades; a saber: Análise e Diagnóstico estratégico, Formulação de uma estratégia de atuação e a implementação da estratégia elaborada a partir das atividades citadas acima.
 
1. Análise e Diagnóstico estratégico: Nesta etapa são analisados o contexto em que está inserido a organização, considerando, na maioria das vezes, tanto o cenário interno quanto o cenário externo à organização. Neste processo, a grande maioria das organizações se utiliza da ferramenta denominada “Matriz de SWOT”, denominação esta que tem origem nas iniciais dos termos da língua inglesa para as palavras: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (Strenghness, Weakness, Opportunities, Threats). Desta forma, para o contexto interno se analisa as forças e as fraquezas da organização; e, no contexto externo, são analisadas as oportunidades e ameaças à organização.
2. Formulação de uma estratégia de atuação: A partir da análise e do diagnóstico realizado na etapa anterior, o planejamento estratégico empresarial define as diretrizes e as metas organizacionais que nortearão as ações de todas as áreas da organização. Nesta etapa, todas as definições do planejamento estratégico tem como pano de fundo a Visão, a Missão e os objetivos da organização.
3. Implementação da estratégia definida: Nesta etapa busca-se garantir que a estratégia definida seja efetivamente executada; e, para tal, é preciso que se adeque as estruturas organizacionais para esta finalidade. Neste sentido, tem-se a necessidade de se ajustar a estrutura organizacional, os processos de integração internos e externos, atrelando-os a estrutura de controle e delegando as lideranças o papel condutor do processo.