DEFINIÇÕES PARA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO:



livros.jpg

Information Architecture Institute

O Design Estrutural de ambientes de informação compartilhada”
A arte e ciência de organização e etiquetação de sites web, intranets, comunidades online e software de apoio à encontrabilidade e usabilidade.”
Uma comunidade de prática emergente focada em trazer princípios de design e arquitetura para o paisagismo digital.”


Richard Saul Wurman

Indivíduo que organiza os padrões inerentes em dados, tornando claro aquilo que é complexo”
Pessoa que cria a estrutura ou o mapa da informação que permite a outros encontrarem seus caminhos pessoais até o conhecimento”
Ocupação profissional emergente do século 21 que trata das necessidades da era concentrada na clareza, no entendimento humano e na ciência da organização da informação.”



Louis Rosenfeld e Peter Morvillemapa.jpg

Combinação entre esquemas de organização, rotulação de busca e navegação dentro de um sistema de informação.”
Design estrutural de ambientes de informação compartilhados.”
É a arte e a ciência de estruturar e classificar websites e intranets a fim de ajudar pessoas a encontrar e a gerenciar informação.”


Do livro Arquitetura de Informação para a World Wide Web (Segunda Edição)

A combinação de organização, rotulação e esquemas de navegação dentro de um sistema de informações”
O design estrutural de um espaço de informações para facilitar a compleição de tarefas e acesso intuitivo ao conteúdo.”
A ciência e a arte de estruturar e classificar web sites e intranets para ajudar pessoas a encontrar e administrar informação.”

Blog Usabilidoido

Arquitetura da Informação é o “estudo da organização da informação que permite ao usuário chegar ao entedimento”






rascunho1.png

Site Wikipédia

Arquitetura da informação (AI) é a arte de expressar um modelo ou conceito de informação utilizados em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos. “


John Shiple

Arquitetura de Informação é a ciência de descobrir o que você quer que o seu site faça e então construir um projeto, antes de mergulhar em sua construção.”


Site CCUEC Unicamp

É a organização de grandes volumes de informação, de forma que os visitantes possam ter acesso a informação de forma fácil e eficiente a partir da Aplicações Web.”


Site Webinsider

Arquiteto de Informação é a pessoa que mapeia determinada informação e nos disponibiliza o mapa, de modo a que todos possamos criar nossos caminhos próprios em direção ao conhecimento.”




O QUE É ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO ?



Arquitetura de Informação é a arte e a ciência de estruturar e organizar ambientes de informação para ajudar as pessoas a satisfazerem suas necessidades de informação de forma efetiva.” (TOUB, 2000)
Existem diversas outras definições para Arquitetura da Informação. Em outras palavras: é deixar o que é complexo, simples. É organizar as informações, agrupar, categorizar, rotular, dar formas para identifica-las e deixá-la acessível, clara e compreensível.
A arquiteturada informação é uma nova ciencia que se caracteriza pela elaboração e mapeamentode um sistema de informação, principalmente ligado a web.Existem inumeros tópicos que caracterizam essa nova ciencia, como por exemplo: a ciencia da computação, a modelagem de dados, a administração de dados. Esses por sua vez se baseiam em: organização, navegação, buscas nomeação, pesquisas, desenhos e mapeamentos.

Junto com a arquitetura da informação apareceram alguns benefícios, para os usuarios, são eles:
  • Orientação: ajuda o usuário a se localizar na interface;
  • Navegação: permite que o usuário localize o que deseja e tenha acesso a esta informação. Através da Arquitetura da Informação, a informação correta será fornecida no tempo exato;
  • Direção: permite definir o melhor caminho de um ponto a outro. Auxilia o usuário a localizar claramente a informação que deseja, e ter acesso a ela o mais fácil e rápido possível.


    E também trouxeram consigo alguns serviços:
  • Definir o conteúdo do site ou sistema e determinar seu grau de importância;
  • Organizar o site ou sistema através de níveis hierárquicos, de modo a garantir sua manutenção e evolução;
  • Analisar os processos do site e definir o sistema de navegação, permitindo com que as informações procuradas sejam localizadas;
  • Definir a nomenclatura da interface, utilizando a linguagem do usuário.

O que preciso em um projeto de Arquitetura da Informação ?

1 - Conhecer bastante o usuário.Saber de seus interesses, suas necessidades, comportamentos etc;

2 – Conhecer sobre o negócio do cliente e entender as características do conteúdo a ser entregue ao usuário (volume, formato, estrutura etc);

3 – Conhecer o contexto de uso das informações/conteúdo. (Objetivo do projeto, ambiente de uso, restrições tecnológicas etc).



AI.jpg





Os 4 sistemas da Arquitetura da Informação:



1) Sistema de Organização: Diz como deve ser o agrupamento e a categorização do conteúdo.

2) Sistema de Navegação: Define as formas de se navegar, de se mover pelo espaço de informações.
Este sistema determina qual o caminho que os usuários precisarão percorrer até chegar a cada informação.

3) Sistema de Rotulação: Especifica as formas de representação, de apresentação, da informação, definindo signos (símbolos) para cada elemento informativo.
Aqui define-se os nomes para cada categoria de informação (rótulos, ou títulos de menu, de página, ícones ou imagens para áreas do site). Tudo deve ser pensado baseado nos interesses do usuário.


4) Sistemas de Busca: Determina as perguntas que o usuário pode fazer ao buscar um conteúdo e o conjunto de respostas que irá receber.
Se ele já sabe o que procura, poderá digitar ou clicar no que precisa e receberá uma resposta. (Chamamos isto de pesquisa exata). Caso ele não saiba o que procura exatamente (Pesquisa inexata. Óbvio não é?), ele pode procurar em ordem alfabética, por data, por autor, por categoria de informação, por interesse etc.
Cada um dos sistemas de Arquitetura da informação possui muitas peculiaridades que devem ser trabalhadas de forma estratégica em projetos digitais.


Abaixo segue um comparativo entre um ambiente de informação não planejado e um planejado.


ai21.jpg




Como Arquitetura da Informação pode ser útil para uma Organização ?



Um projeto de AI bem construído melhora a experiência do usuário, possibilita que ele acesse o conteúdo mais importante ou prioritário de forma objetiva e ágil. Possibilita ao usuário que ele saiba onde está durante a navegação, evitando que ele se perca e se disperse antes de encontrar o que procurava. Em um e-Commerce, um projeto de AI pode aumentar significativamente as vendas apenas por levar os produtos e informações corretas ao usuário certo, no momento correto.


Mas diferentemente do que muitos pensam. Arquitetura da Informação não implica somente no funcionamento, na “encontrabilidade” (findability) das informações.


Arquitetura da informação também é fator estratégico na construção da imagem de uma marca. A experiência do usuário em um ambiente de conteúdo bem organizado, acessível e fácil de navegar demonstra organização da empresa, seriedade, segurança e solidez. Valores corporativos importantes para qualquer organização.




DESIGN DE INFORMAÇÃO:



architecture.jpg
Design de informação é a área de competência que organiza os diversos elementos de uma inferface, criando um apoio lógico de funcionamento para a interação do usuário, tendo um sentido e sincronismo eficaz.


Esta arte de organização acaba por se confundir com algumas áreas do conhecimento como Design de Interação e Design de Interface a qual possui algumas características diferentes do Design de Informação, para deixar bem claro as responsabilidades de cada uma das áreas vamos estudar seus significados.


O Design de Interação são os envolvidos no projeto que trabalham com os elementos interativos da interface, utilizando de padrões e técnicas comuns entre os usuários.


O Design de Interface são os projetistas de sites, aplicativos, jogos entre outras tecnologias que depende de uma interação humano computador, esses indivíduos são responsáveis por criar interfaces amigáveis e com elementos de interação já projetados pelo Design de Interação.

Mais e o Design de Informação? Por conseqüência ele deve estar em tudo é através do Design de Informação que são criadas adequações visuais para toda a informação que será disponibilizada.


São diversas medidas a serem pensadas na hora de desenvolver uma estrutura que será compreendida ao publico que utilizará aquela interface.


1º Espaços da Informação

Divisão adequada

• Localização e posicionamento de menus

• Localização de caixas de interação

• Localização de caixas de busca

• Localização do logotipo

• Áreas de propagandas

• Áreas de formulários


2º Formato de tela

Utilização do espaço útil da tela

• Escolha de resoluções e soluções para tipos diferentes


3º Design Patterns

Cores permitidas

• Cores institucionais

• Uso do logo

• Uso de formas e temas

• Uso e equilíbrio de fontes

• Uso de headers e chamadas

• Padrão de menu

• Padrão de botão.

• Padrão de hiperlinks.

• Padrão de Janelas e Tabs.

• Padrão de hot sites e co-branded.


4º Utilização das Leis da Gestalt

Adequação a psicologia Gestalt

• Lei da proximidade

• Lei da similaridade

• Lei da pregnância da forma

• Lei da simetria

• Lei da conclusão

Projetos que utilizam de todos os artefatos para o design de informação, melhoram a usabilidade dos elementos dispostos na tela bem como interfere na gestão da marca melhorando seu posicionamento e identidade deixando suas interfaces legíveis e bem estruturadas.



VIDEO-AULAS:


No link abaixo vocês poderão assistir à diversas video-aulas sobre Arquitetura da Informação:
http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2010/02/18/introducao-arquitetura-de-informacao/




REFERENCIAS:


[[http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_informação|http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_informa%C3%A7%C3%A3o]]
http://www.robsonmoulin.com.br/blog/definicao-para-arquitetura-de-informacao/
http://webdrops.com.br/
http://usabilidoido.com.br/
http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2010/02/18/introducao-arquitetura-de-informacao/